A socialite que criou algumas das primeiras colagens do mundo

Mary Georgina Filmer

Mary Georgina Filmer, a Lady Filmer, foi uma socialite vitoriana que viveu entre 1838 e 1903. Ficou conhecida por ter produzido alguns dos primeiros registros com trabalhos de fotocolagem / fotomontagem, antes ainda do termo existir. A artista produziu diversos álbuns, cheios de fantasia e humor, com cenas pintadas em aquarela decoradas com fragmentos de fotografias recortadas.

Nascida e criada em círculos políticos, participou ativamente da sociedade londrina. Em 1858, ela se casou com Sir Edmund Filmer, 9º Baronete de East Sutton Park, Kent. Por causa de sua baixa posição aristocrática, Lady Filmer usou sua aparência e reconhecida inteligência para promover a si mesma e a seu marido na sociedade londrina, dando jantares festivos, ajudando a organizar saraus musicais e organizando festas em casas de campo nas propriedades do casal. 

08-G31914

Embora Lady Filmer não tenha sido considerada uma artista em vida, hoje reconhecemos as contribuições de mulheres como ela, cuja habilidade e inventividade – embora exibidas em particular na esfera doméstica em vez de publicamente nas paredes de salões e museus – ajudaram a criar novas formas e significados para a expressão visual.

Em 2018, o Art Institute adquiriu a fotocolagem mais conhecida de Lady Filmer, uma representação de si mesma em sua sala de estar, cercada por convidados e móveis artisticamente dispostos. A colagem, intitulada Lady Filmer in Her Drawing Room , foi apresentada pela primeira vez na exposição Playing with Pictures: The Art of Victorian Photocollage em 2009.

09_Playing-with-Pictures_Filmer-Album_1860s
Colagem de Mary Georgina Filmer (meados da década de 1860)
11_playing-with-pictures_sackville-west-album_1867_73-512x380
IMG_6913
Share

Designer Gráfico há 15 anos. Natural de Curitiba/PR À frente do Inspi desde 2013. Apaixonado por arte, música e cultura visual.