Profissionais criativos dão dicas para quem quer trabalhar em casa

Atuar como freelancer ou mesmo em uma empresa que permita o funcionário de trabalhar em casa é o sonho de muita gente, além de ser uma tendência do mercado de trabalho em determinadas áreas. No ramo da tecnologia, bem como na publicidade e no marketing, o home-office já é uma realidade bastante presente.

Mas para quem acha que administrar seu próprio tempo e ganhar dinheiro sem sair de casa é a oitava maravilha do mundo, vale dizer que existem algumas coisas a serem analisadas antes de partir para esse estilo de vida.

Conversamos com alguns profissionais criativos sobre o assunto, para saber mais sobre como funciona a vida de quem trabalha em home-office e pegar algumas dicas que vão te inspirar a pensar melhor sobre o tema.

home-office-trabalhar-em-casa

Largar tudo e virar freelancer é uma boa ideia?

Planejar é necessário em qualquer instância da vida, pois decisões impensadas quase sempre resultam em ainda mais problemas. Ser freelancer significa também ser um vendedor, pois sua demanda de trabalho depende dos clientes e jobs que você conquista. A publicitária paulista Ana Carolina Rodrigues, fundadora da Lorac Ideias e colunista do blog Designers Brasileiros diz que mesmo tendo se planejado para montar o seu negócio em casa, passou os primeiros meses sem ter retorno. “Eu fiz um planejamento, juntei uma grana e tive um investimento pequeno de um terceiro para que meu sonho se realizasse. No meu caso fiquei quase 6 meses sem nenhum retorno, trabalhava incansavelmente para conseguir clientes e nada” – afirma Ana Carolina.

Para o designer gaúcho José Paulo Goulart, fundador da Ejota Design, a mudança foi um pouco mais tranquila. Depois de trabalhar fora por 10 anos, ele começou com poucos clientes e aos poucos, a rede de contatos foi aumentando por indicações e divulgação de clientes e amigos.

▸ Dica: Pesquise bastante, procure se inteirar sobre o mercado em que você quer atuar e tente criar uma rede de clientes para manter sua pauta sempre gorda.



Como vai a sua disciplina?

Para José Paulo, disciplina é a palavra chave para quem quer trabalhar com home-office. “É preciso ter cuidado para não se distrair com coisas do cotidiano, como televisão e internet”.

Ana Carolina concorda, e completa dizendo: “Trabalhar em casa pode ser o sonho de muitos. Achar que é de boa, que não fazemos muita coisa, mas na maioria dos casos e no meu caso específico, eu sou a empresa e estou à frente dos negócios, é um tanto complicado”.

▸ Dica: Acorde cedo e monte um check list com todas as tarefas que você precisa realizar no dia e procure cumprir todas elas. Não tem tarefas? Ok, bora prospectar mais clientes.

checklist

Sua casa é um bom lugar para trabalhar?

Uma das coisas mais importantes para se preocupar é o lugar no qual você deseja se instalar para ir à luta. O administrador sergipano Mateus Barboza, fundador do blog Marketing com Café e colaborador da empresa Enium, trabalha em casa há 2 anos e faz um alerta: “Para trabalhar em home-office é necessário ter o seu canto, ou seja, o seu lugar de trabalho deve ter uma organização das coisas, eu sempre deixo tudo o que preciso na minha mesa de forma organizada”. Para Mateus, ter um mobiliário ergonomicamente confortável é essencial para cuidar da saúde do profissional.

José Paulo dá outra dica importante: Se você mora com mais alguém, peça para que a pessoa respeite sua tranquilidade enquanto trabalha, para que ninguém confunda sua presença com lazer e roube o foco do seu trabalho, o que é muito comum, principalmente para quem mora com a família. No caso da Ana Carolina, essa foi uma parte complicada também: “(…) minha família não tinha noção do que eu estava fazendo. Mudar os padrões, mostrar que ia dar certo (ainda sem saber), que você não pode parar pra arrumar a casa (risos) e outras coisas mais”.

Vamos falar um pouco sobre vantagens

Sabendo lidar com todas as situações acima, é hora de falarmos sobre vantagens, que podem ser muitas. Para Mateus, que vive na região Nordeste, onde faz muito calor durante todo o ano, o conforto de poder trabalhar em casa mantendo um horário flexível, é algo visto por ele como uma grande vantagem.

trabalhar-em-casa-jim

Há quem goste também do fato de poder trabalhar sem seguir certas formalidades que as empresas exigem. Sobre o assunto, Ana Carolina comenta: “(…) é óbvio que eu já dormi até mais tarde, que já tirei um cochilo depois do almoço, que trabalho de pijama e na cama quando desejo, temos algumas regalias se nos organizamos bem”.

José Paulo enxerga a privacidade e o aconchego de trabalhar em casa como uma vantagem criativa. Para ele, a criatividade se aflora mais facilmente quando surge fora da regra convencional de trabalho.



Algumas ferramentas para te ajudar no trabalho

Existem diversas ferramentas que podem otimizar nosso tempo e também o nosso trabalho. Aqui estão algumas dicas dos profissionais criativos, com algumas ferramentas que vão te ajudar a se organizar e ter bons resultados.

apps-ferramentas

▸ Organizadores de Tarefas

Quando se fala em organizadores de tarefas para criativos, os mais lembrados são Trello, Runrun.it e Wunderlist. Ambos tem uma interface dinâmica e fácil de usar, e vão lhe ajudar a organizar suas tarefas e pautas.

▸ Armazenadores de arquivos online

Os mais usados são o Google Drive, o Microsoft OneDrive e o Dropbox, ideais para quem precisa armazenar ou enviar arquivos online, principalmente arquivos pesados. Existem também os sites de armazenamento de arquivos temporários, como o WeTransfer e o SendSpace, que disponibilizam um link temporário para o usuário baixar os arquivos.

▸ Ferramentas para reuniões e chat online

Você precisará se reunir com seus clientes em algum momento, e isso pode acontecer de forma online. O Skype é a ferramenta mais conhecida para isso, bem como o Hangouts do Google.


Espero que tenham gostado das dicas e se alguém tiver algo para acrescentar (aplicativos, ferramentas, métodos) ou perguntar, deixe seu comentário para a gente.

Share

Designer Gráfico há 15 anos. Natural de Curitiba/PR À frente do Inspi desde 2013. Apaixonado por arte, música e cultura visual.