8 fatos incríveis sobre os Cabos Submarinos de internet

8 fatos incríveis sobre os Cabos Submarinos de internet

Nossos oceanos são cruzados por uma teia de cabos submarinos intercontinentais, estabelecendo conexões vitais que vinculam nossas atividades virtuais a cada canto do globo. Estendendo-se por quilômetros e mais quilômetros, essa rede de cabos permite a transmissão eficiente de informações cruciais.

Mas você já se perguntou sobre as causas predominantes das falhas em cabos submarinos? Sabia que existe um cabo submarino que detém o título de ser o mais extenso do planeta? E quanto à intrigante questão: os tubarões realmente ameaçam a infraestrutura da Internet? Além disso, qual é a durabilidade média de um cabo submarino?

Prepara-se para desvendar os fascinantes segredos por trás das redes submarinas e mergulhe nesse universo de conhecimento surpreendente com estes oito fatos curiosos sobre os Cabos submarinos!

1 – Humanos vs Tubarões

De acordo com a análise do Comitê Internacional de Proteção dos Cabos (International Cable Protection Committee) que abrange o período de 2007 a 2014, não foi registrada qualquer falha de cabo atribuída a tubarões. Por outro lado, as atividades de ancoragem e pesca realizadas por seres humanos representam cerca de 75% de todas as falhas dos cabos.

2 – Não é de hoje

Os cabos submarinos não são nenhuma novidade. Em 1854 foi iniciada a instalação do primeiro cabo telegráfico cruzando o Atlântico ligando a Terra Nova (Canadá) à Irlanda. A primeira transmissão foi feita quatro anos mais tarde. O nome do navio que lançou aquele cabo é HMS Agamemnon.

3 – O mundo está conectado por eles

De acordo com um relatório de 2010 sobre a Confiabilidade da Infraestrutura Global de Comunicações por Cabos Submarinos, quase 100% do tráfego intercontinental de comunicações eletrônicas do mundo é realizado por meio da infraestrutura de cabos submarinos. Sem esta rede de cabos, teríamos continentes isolados, contando apenas com conectividade terrestre.

4 – Vida útil dos Cabos Submarinos

A vida útil de um cabo submarino costuma ser de, em média, 25 anos, embora muitos possam durar ainda mais, caso sobra o mínimo de danos ao longo de sua vida útil.

5 – O maior cabo submarino do mundo

E afinal, qual é o maior cabo submarino do mundo? Trata-se da rede de cabos submarinos SEA-ME-WE-3, que tem cerca de 39.000 km de comprimento e conecta 33 países em 4 continentes. Isso equivale a cerca de 10% da distância entre a Terra e a Lua.

6 – Desafios na Antártida

Até hoje, a Antártida é o único continente não conectado à Internet por meio de cabos submarinos. Por possuir uma população esparsa e um movimento de até 10 metros por ano da placa de gelo, trata-se de um ambiente muito desafiador para a instalação e manutenção da rede.

7 – Desastres naturais são uma ameaça

Não são só os seres humanos que podem causar danos aos cabos submarinos. Maremotos, deslizamentos submarinos e fortes correntes oceânicas podem causar estragos aos cabos. Foi isso o que aconteceu na costa de Taiwan em 2006 e 2009, bem como na costa do Japão em 2011.

8 – Números

De acordo com a base de dados online de cabos submarinos TeleGeography, existem 358 cabos submarinos espalhados pelas águas de todo o mundo. Este número é bem menor do que os mais de 2.200 satélites na órbita da Terra, que por sua vez, não precisam lidar com tubarões e redes de barcos de pesca no espaço.

Nossa existência digital está entrelaçada pelos vastos oceanos, nos quais os cabos desempenham o papel crucial de transportar nossos dados. Mesmo diante das ameaças visíveis e dos desafios inerentes à implementação e manutenção dessas infraestruturas, os cabos seguem cumprindo sua nobre missão de unir os continentes.

– Texto adaptado do autor Brian Lavallee, diretor de soluções da Ciena 

Share

Designer Gráfico há 15 anos. Natural de Curitiba/PR À frente do Inspi desde 2013. Apaixonado por arte, música e cultura visual.